Como realizar a contratação de profissionais certos

Contar com bons profissionais na sua equipe é importantíssimo para que o seu negócio possa crescer

 

A contratação de profissionais é um dos aspectos mais delicados para qualquer organização. Afinal de contas, são eles que terão a responsabilidade de fazer o negócio dar certo.

Por conta disso, muitas empresas acabam tendo dificuldades para escolher novos colaboradores, seja pelo medo da inadequação ou até mesmo por não terem os processos certos para realizar tal ato.

É por isso que nós da DAP estamos aqui para te ajudar. Hoje vamos mostrar de forma detalhada como a contratação de profissionais deve ser feita para que o seu negócio possa contar com as pessoas mais capacitadas para cada função.

Confira o conteúdo abaixo para descobrir mais sobre esse assunto!

 

Principais estratégias para a contratação de profissionais

 

Existem várias estratégias que são comumente utilizadas pela maioria das empresas para que elas possam contratar profissionais adequados às suas necessidades. A seguir nós vamos apresentar algumas delas para você:

Triagem de currículos

 

Uma das formas mais simples de selecionar possíveis colaboradores é por meio de uma triagem de currículos. Ou seja, os currículos enviados são analisados e aprovados ou descartados com base em padrões pré-estabelecidos.

Por exemplo, pode-se usar como critério de eliminação os erros de português, falta de experiência na área, histórico profissional e assim por diante.

Essa triagem prévia permite que você fique com um grupo mais enxuto de possíveis funcionários e não tenha que perder tempo entrevistando pessoas que não estão aptas ao serviço.

Testes online

 

Também podem ser enviados testes online para que os candidatos façam avaliações. O objetivo aqui é verificar o conhecimento que eles possuem sobre alguns campos específicos do saber que são importantes para o cargo em aberto.

Esses testes podem ser padronizados e devem ser enviados após a triagem dos currículos.

 

Entrevistas com o RH

 

Aqueles que forem aprovados nos testes online devem seguir para entrevistas com o RH, onde deve-se buscar observar os padrões comportamentais do candidato, assim como entender um pouco mais sobre suas capacidades, personalidade, habilidades, conhecimentos e assim por diante.

 

Dinâmicas e testes presenciais

 

Aqueles que forem aprovados na etapa de entrevistas com o RH devem seguir para dinâmicas e testes presenciais, que podem ser inclusive realizados com outros candidatos.

O objetivo aqui é justamente descobrir como cada um dos potenciais colaboradores irá se comportar em diferentes situações.

 

Entrevistas com a equipe

 

Realizar entrevistas com a equipe é outra fase super importante durante o processo de contratação de profissionais. Afinal, assim a própria equipe se sente mais incluída em todo o processo e pode se aproximar do candidato para entender mais sobre o seu perfil.

 

Entrevista final com o gestor

 

Também é possível preparar uma entrevista final com o gestor da empresa, para que assim ele também possa realizar uma avaliação dos candidatos.

Obviamente, não há uma obrigatoriedade em seguir todos esses passos, mas é claro que isso pode ajudar muito em um processo seletivo. Afinal de contas, essas etapas funcionam como filtros, que vão eliminando os inaptos ao cargo em cada fase.

Porém, ainda existem alguns elementos um pouquinho mais subjetivos que podem influenciar bastante na contratação de novos profissionais e que — nós da Direto ao ponto — utilizamos em nossos processos seletivos.

 

Como nós da Direto ao Ponto buscamos novas pessoas

 

Nós da DAP buscamos novas pessoas seguindo procedimentos e padrões, mas gostamos muito de analisar alguns aspectos mais pessoais dos candidatos. Para isso, verificamos os seguintes elementos:

Valores sólidos

 

Gostamos de contar com pessoas que possuam valores sólidos, bem-fundamentados e que sejam corretos. Embora cada indivíduo seja único, existem padrões éticos que devem ser comuns em uma equipe, como:

  • Honestidade;
  • Respeito;
  • Transparência;
  • Bondade;
  • Cooperação;
  • Entre outros.

Para nós, é mais importante contar com alguém com valores positivos do que com alguém de competência técnica extraordinária, afinal de contas, você pode ensinar habilidades para qualquer um, mas caráter é algo que não se ensina tão facilmente.

 

Vontade de contribuir

 

A vontade de contribuir é importantíssima para um colaborador. Ele não pode querer entrar na sua empresa apenas para ter um salário ou para poder crescer profissionalmente. Sim, isso é importante e nós também buscamos isso — como vamos mencionar mais a frente — mas isso não quer dizer que isso deve ser a única coisa a ser buscada.

O candidato precisa querer contribuir com a empresa e com a sua razão de existir, pois isso inegavelmente acaba fazendo com que ele sinta uma vontade maior de trabalhar naquele lugar e de se dedicar profundamente para realizar a missão da empresa.

 

Ambição profissional

 

Conforme mencionamos anteriormente, a ambição profissional também tem o seu lugar na hora em que estamos avaliando um candidato. O motivo é simples: contar com alguém que não possui vontade de crescer fará com que a sua organização padeça ao longo do tempo.

O seu objetivo deve ser sempre contratar pessoas que sejam ou desejam ser melhores do que aqueles que já estão na sua organização. Afinal, ao criar uma empresa com pessoas excelentes, a excelência nos produtos, no atendimento, nas estratégias e em todo o corpo do negócio será apenas uma consequência natural.

A parte boa é que identificar uma pessoa ambiciosa dentro do âmbito profissional é relativamente simples. Isso pode ser visto na postura dos candidatos com sua própria educação, com seus esforços, cargos que já foram exercidos e até mesmo com a postura.

 

Buscamos pessoas que se complementam

 

É incrível contar com pessoas com uma postura mais ousada e agressiva dentro da organização no que se diz respeito ao mundo dos negócios. Porém, uma empresa não pode ser feita somente por pessoas que pensam dessa forma.

Diferentes tipos de indivíduos são necessários numa organização e nós acreditamos que por esse motivo devemos sempre buscar por pessoas que se complementam.

Assim, garantimos equipes com valores alinhados, com desejo de crescer e com a capacidade de se complementarem naquilo que é necessário.

 

Além disso, é importantíssimo buscar por pessoas que tenham um Fit Cultural com a sua organização.

 

Como você se sentiria ao trabalhar em uma organização que vai totalmente contra aquilo que você acredita? Isso provavelmente seria uma coisa horrível e cada dia seria absurdamente maçante e estressante.

Para exemplificar melhor, imagine uma pessoa que odeia o fumo e já perdeu parentes por conta do uso excessivo de cigarros, tendo que trabalhar em uma grande produtora de cigarros. Seria horrível!

É por conta disso que você precisa contratar apenas pessoas que possuam um fit cultural  com a sua organização, ou seja, pessoas que estão alinhadas com a cultura da sua empresa.

Para conseguir fazer isso, é preciso seguir os seguintes passos:

Tenha uma cultura na sua empresa

 

Antes de procurar por pessoas adequadas à cultura da sua empresa, é necessário ter uma cultura. É nesse ponto que o bicho pega.

Até porque, a maioria esmagadora das empresas não possuem uma cultura pré-definida. De fato, elas apenas existem. Sem mais nem menos.

O primeiro passo para conseguir criar uma cultura dentro da sua organização é delimitar de forma clara quais são seus valores, o seu propósito e também suas principais metodologias.

As pessoas que entrarem na empresa precisam saber rapidamente como as coisas funcionam ali dentro. Isso precisa ser algo incrustado na cabeça das pessoas.

Uma vez que a cultura esteja estabelecida e tenha vida própria dentro de uma empresa, não somente o trabalho se tornará mais agradável como também haverá uma clareza maior de todos os que estão ali sobre o que eles fazem e o que precisam fazer.

 

Conheça bem os candidatos

 

Em segundo lugar, para conseguir contar com candidatos adequados à cultura da sua empresa, é necessário conhecer essas pessoas profundamente.

Por exemplo, imagine que um dos principais elementos culturais da sua empresa é a postura conservadora. Tudo é feito com cautela, tranquilidade e paciência. Em suas mãos, você tem um excelente candidato, mas que não conta com essas qualidades. Ele é impulsivo, ousado e toma ações rápidas e imediatas.

Ele é ótimo, mas infelizmente não está alinhado com a natureza da sua empresa.

Por melhor que ele seja, contar com sua presença acabará sendo algo maléfico para todos, pois com o passar do tempo ele estará insatisfeito com a empresa e a empresa também estará insatisfeita com ele.

Nesse caso, é mais interessante continuar procurando por outras pessoas, até encontrar alguém que esteja adequado à cultura da empresa.

 

Exponha a cultura da sua empresa para os candidatos

 

Por fim, a cultura da empresa deve ser exposta aos candidatos, para que eles também possam avaliar se ela está de acordo com o que eles esperam. Isso é algo que pode ajudar muito em todo o processo, pois o próprio indivíduo terá clareza sobre a empresa e como ela funciona.

Caso ele perceba que não está alinhado com os valores da empresa, é muito provável que acabe desistindo da vaga e facilite a vida de todos os envolvidos.

De qualquer modo, se você seguir todas essas dicas, nós garantimos que a sua equipe será cada vez mais qualificada. Lembre-se: toda boa empresa começa na contratação de bons profissionais!