Comunicação no Ponto de Venda

Aprenda a criar uma comunicação poderosa e lucrativa no seu ponto de venda!

 

Um bom ponto de venda pode fazer a diferença na saúde financeira de qualquer negócio. Afinal de contas, a partir dele é possível realizar mais vendas e trazer mais dinheiro para o caixa da empresa.

Contudo, muitas empresas sentem um pouco de dificuldade na hora de estruturar o ponto de venda, principalmente por não saber precisamente o que devem fazer. Isso é algo super comum, mas que não pode ser encarado com naturalidade.

É justamente por isso que nós da DAP estamos aqui para te ajudar com este conteúdo exclusivo, onde mostraremos exatamente o que você precisa fazer para conseguir melhorar a comunicação do seu ponto de venda e começar a vender mais. Confira:

 

Como montar uma comunicação no ponto de venda?

 

A comunicação do seu ponto de venda precisa cumprir 3 papéis:

  • Atrair mais pessoas para o seu estabelecimento;
  • Despertar curiosidade em relação aos seus produtos;
  • Ser capaz de gerar vendas.

Se esses papéis forem bem distribuídos entre os elementos de comunicação do seu ponto de venda, não restam dúvidas de que você terá mais chances de trazer dinheiro para o caixa do seu negócio.

Para te ajudar a fazer isso, destacamos abaixo algumas ações que devem ser tomadas para garantir que a comunicação no seu ponto de venda seja a melhor possível. Confira:

 

Posicionamento estratégico de Marketing


Antes de mais nada, é preciso ter clareza de que toda a comunicação do seu ponto de venda precisa estar ligada a um posicionamento estratégico de marketing. Ou seja, nada pode ser por acaso.

Por exemplo, se sua empresa possui um posicionamento específico dentro do mercado, como por exemplo, o mercado de luxo, é importantíssimo que o seu ponto de venda também passe essa imagem para os seus consumidores.

Por mais que isso possa parecer algo bobo, lembre-se: a imagem do seu PDV é a primeira coisa que um potencial cliente vai ver. Se ela não estiver adequada com o que ele está esperando, será muito difícil que surja o interesse de conhecer a loja ou de fazer uma compra.

 

Posicionamento correto de materiais

 

O posicionamento correto de materiais diz respeito a placas, banners, outdoors e demais elementos que são utilizados para chamar atenção do cliente. Bem, aqui não há nenhuma regra ou obrigatoriedade, até porque, existem ótimas empresas que não utilizam esses materiais de forma constante.

Entretanto, nós gostaríamos de falar sobre o assunto justamente para que você possa ter mais uma opção para atrair clientes até o seu negócio.

Os materiais devem seguir a sua estratégia de marketing e devem ter como principal finalidade mostrar aos possíveis clientes as promoções e ofertas que o seu PDV possui.

Se isso for feito de forma consistente, certamente será possível melhorar a comunicação do seu estabelecimento.

 

Posicionamento correto dos produtos

 

Muitas pessoas não entendem a importância que o posicionamento correto dos produtos possuem em um ponto de venda. Entretanto, nós estamos aqui para deixar claro que esse elemento é, por si só, um dos mais importantes para qualquer tipo de negócio.

Pense por exemplo em um mercado: você já reparou que existe um certo padrão na distribuição dos produtos que se manifesta em relação a altura que eles são posicionados, o local onde estão e assim por diante?

Pois bem, isso acontece principalmente por conta de um estudo prévio das características dos consumidores. Por exemplo, é de conhecimento de grandes redes de supermercados que a maioria dos consumidores tendem a andar para a direita quando entram em um mercado.

Como resultado, na maioria dos supermercados, os produtos de maior valor estarão colocados neste local.

Esse é um exemplo simples, mas que mostra como o posicionamento dos produtos dentro de um estabelecimento pode fazer muita diferença, principalmente nas vendas.

Outro exemplo muito claro da importância do posicionamento de produtos é o posicionamento dos chocolatinhos e balinhas que sempre estão próximos ao caixa de qualquer padaria, mercado ou restaurante.

Veja, você muito provavelmente não compraria aquele chocolate ou aquela bala se elas estivessem em outro lugar. Pelo menos não na maioria das vezes. Estes produtos acabam passando despercebidos pelos consumidores.

Porém, o produto é posicionado neste  ponto em  específico por uma série de motivos. Afinal, o cliente acaba esperando em frente a essas guloseimas por um bom tempo. Além disso, ele também está indo para o pagamento, ou seja, está mais propenso a comprar rapidamente e no impulso.

Para se ter ideia, essa estratégia pode ser capaz de aumentar em até 15% o faturamento de muitas empresas.

Todavia, é importante compreender que essas “armadilhas de posicionamento” não são uma exclusividade de estabelecimentos alimentícios.

Elas podem — e devem — ser utilizadas em qualquer tipo de negócio físico.

Para começo de conversa, os produtos mais atrativos da sua loja devem ser colocados na vitrine. As pessoas são conquistadas visualmente, então é importante fisgá-las dessa maneira.

Se você trabalha no setor de vestuário, crie conjuntos e exponha suas peças mais bonitas para que as pessoas se interessem por elas. O mesmo padrão pode ser repetido em outros negócios facilmente, desde que você abuse da criatividade.

Além disso, os produtos devem estar dispostos com organização, cuidado e muito capricho. Ou seja, nada de jogar eles na sua loja de qualquer maneira. Até porque, nós não compramos algo somente por aquilo que ele é, mas também pela importância e status que ele parece possuir.

Em outras palavras, os seus produtos precisam parecer relevantes aos olhos do cliente.

É interessante também que você coloque no caixa da sua loja alguns itens mais baratos, para que o consumidor leve eles juntos no momento da compra. Do mesmo modo, os produtos com a maior margem da sua loja devem ser colocados em plena vista do consumidor, ocupando as principais prateleiras.

Também é possível utilizar materiais de PDV para valorizar determinados produtos e aumentar o giro deles no seu estoque.

E por falar em materiais PDV, nós vamos te apresentar alguns deles a seguir.

 

Tipos de materiais de PDV

 

Você sabe quais são os melhores materiais para um ponto de vendas? A seguir nós vamos mostrar quais são os principais materiais de PDV e como você deve utilizar cada um deles. Confira:

 

1 – Faixas de gôndola

São pequenas peças retas ou dobradas que são colocadas junto ao produto no ponto de venda. Possuem o objetivo de atrair a atenção do consumidor para um ponto específico da loja.

Ela deve apresentar as características, promoções e diferenciais da marca. Além disso, precisam possuir uma ótima qualidade.

2 – Stopper

São utilizados para atrair a atenção do cliente para algum lançamento presente na loja ou até mesmo para informar sobre promoções. Podem ser feitos em diversos tamanhos e formatos.

3 – Fita Cross

Consiste em uma tira que exibe os produtos que precisam sair mais no PDV. Essa peça deve ter a identidade visual da marca e precisa apontar os principais benefícios de contar com o produto.

4 – Adesivo de Chão

Essa peça deve ser utilizada para apontar um produto que está em promoção ou que pode despertar o interesse das pessoas. É importantíssimo que o material seja de alta qualidade, já que muitas pessoas irão passar por ali.

O adesivo também deve ter protetores antiderrapantes, para evitar acidentes.

5 – Wobbler

O Wobbler é uma peça fixada em prateleiras ou displays para que se sobressaia ao resto do ambiente. Deve ser posicionado na altura dos olhos, para que chame a atenção das pessoas imediatamente.

A parte escrita do Wobbler deve contar com mensagens de alto impacto, já que o objetivo é despertar o interesse e criar a oportunidade para uma venda.

6 – Móbile Promocional

Peça suspensa no PDV por fios de nylon que muda de posição de acordo com o vento. Por estarem penduradas, costumam chamar muita atenção das pessoas.

7 – Display de Chão

Os displays de chão são muito importantes em um ponto de venda, pois servem para destacar os produtos em promoção, além de dar mais mobilidade para diversas marcas no ponto de vendas.

8 – Banner promocional

O banner promocional é, sem dúvida alguma, uma das peças mais conhecidas para pontos de vendas, principalmente pela sua capacidade de gerar ótimos resultados. Além disso, eles são portáteis e muito duráveis, o que faz o investimento compensar ainda mais.

9 – Cubos

Os cubos são peças muito importantes no PDV. Mas deixa a gente te fazer uma pergunta: você sabe o que eles são?

Pois bem, os cubos são estruturas utilizadas nas vitrines ou que podem ser penduradas como móbiles e servem para atrair a atenção das pessoas para uma promoção ou lançamento.

São pequenos, super leves e muito práticos. Vale muito a pena contar com um deles no seu ponto de vendas.

 

Qual tipo de material usar no meu ponto de venda?

 

O material utilizado no seu ponto de venda pode variar bastante, mas é importante que você tenha a consciência de usar os materiais criteriosamente. Até porque, informações demais podem poluir visualmente o seu estabelecimento.

No fim das contas, a melhor ideia é realizar testes contínuos para saber o que pode te trazer os melhores resultados ao longo do tempo.

De qualquer forma, é importante ressaltar que você não deve esperar mudar suas vendas da noite para o dia implementando essas estratégias. Tudo leva um certo tempo para acontecer e é necessário persistir durante certo tempo para poder ter ótimos resultados.

 

Mas conta pra gente: você utiliza alguma dessa estratégias no seu ponto de venda?