Estratégia de lançamento do produto

Entenda como você pode realizar o lançamento de um produto no mercado da forma certa

É super natural que empresas lancem novos produtos no mercado anualmente, afinal, essa é uma estratégia básica de ampliação de mix de produtos e aumento de lucratividade.

Contudo, é importante deixar uma coisa clara por aqui: o lançamento do produto precisa ser feito corretamente para que ele possa impactar o mercado da maneira desejada. Caso contrário, o resultado dessa estratégia de lançamento levará apenas ao prejuízo.

No conteúdo de hoje, nós vamos falar especificamente sobre esse assunto, demonstrando de uma maneira simples e clara tudo aquilo que você precisa fazer para conseguir colocar o seu produto no mercado da forma certa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco até o fim deste conteúdo!

 

Como avaliar um novo produto

 

Primeiramente, antes de qualquer lançamento, é necessário avaliar a viabilidade do produto dentro do mercado. Afinal, por melhor que ele seja, existe a possibilidade de que não haja espaço para ele.

Além disso, existem outros aspectos que precisam ser considerados, como a própria estrutura do mercado, as condições da sua empresa, os preços que são praticados, como o produto irá ser posicionado e muito mais.

Aliás, a seguir a gente vai explicar um pouco mais sobre cada um desses aspectos para que você possa ter uma noção mais abrangente do assunto. Confira:

 

Estudo de mercado

 

O estudo de mercado consiste basicamente na avaliação de diferentes facetas do próprio mercado, para que se possa entender como o produto deve ser lançado.

Para que isso possa ficar mais claro, imagine a seguinte situação: você possui o interesse de lançar um novo refrigerante dentro do mercado, sendo ele à base de guaraná.

O primeiro passo a ser dado é visitar regiões onde o produto vai ser comercializado para então poder avaliar se ali já existe algum tipo de concorrência. Se a resposta for sim, seu lançamento deverá levar isso em consideração. Se a resposta for não, tudo será um pouco mais fácil.

Do mesmo modo, esse estudo de mercado deveria avaliar nesse caso:

  • Quais são os refrigerantes no mercado;
  • Quais são os refrigerantes mais consumidos no mercado;
  • Se existem refrigerantes à base de guaraná na região e o que o público acha deles;
  • Quais são os preços praticados;
  • Como esses produtos são vendidos;
  • Se o público consumidor possui alguma necessidade que não está sendo atendida;
  • Entre outros fatores.

No fim das contas, uma coisa é certa: quanto mais aprofundada for a pesquisa de mercado, melhor será o lançamento do seu produto, já que com mais informações disponíveis será obviamente mais simples de tomar a decisão de lançamento correta.

 

Avaliação das condições da empresa

 

Assim como a avaliação do mercado onde você está inserido é muito importante, também acaba sendo necessário entender quais são as condições da sua empresa. Até porque, talvez ela ainda não esteja apta a entrar em um determinado mercado.

Mas a grande questão é: como definir isso?

A princípio, a melhor opção parece ser buscar informações internas no âmbito financeiro, comercial e estratégico, para ver como a empresa pode se comportar com esse lançamento.

A ideia é saber precisamente quanto a empresa teria de investir para fazer isso, como ela faria as vendas, quais seriam as estratégias implementadas e assim por diante.

Por incrível que pareça, essa é uma das partes mais simples, já que como as informações externas estão claras, se torna necessário apenas “ligar os pontos” dentro da empresa.

 

Posicionamento do produto

 

Agora que você já sabe como o mercado se comporta e qual é a sua condição interna, finalmente chegou a hora de pensar um pouco melhor no produto. Mas muita calma, pois ainda estamos falando apenas sobre a parte estratégica.

É nessa etapa que você precisa definir o posicionamento do produto, que pode envolver elementos como:

  • Preço;
  • Benefícios;
  • Principais características;
  • Diferenciação dos concorrentes;
  • Similaridade com concorrentes;
  • Entre outros.

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas. Por exemplo, o seu produto pode estabelecer um contraste gigantesco com os outros produtos do mercado ou pode até mesmo tentar imitá-los. Essa é uma decisão que precisa ser pensada com cautela e paciência.

Seja como for, sem ter isso definido claramente é simplesmente impossível dar sequência em qualquer projeto.

Essa parte da avaliação do produto é um pouco mais subjetiva, pois está muito mais no campo das ideias e necessita de um know-how apurado por parte dos principais responsáveis pelo produto.

Entretanto, queremos deixar claro que, caso haja uma boa definição estratégica, haverá uma chance muito maior de sucesso do produto.

 

Como viabilizar um novo projeto

 

Durante muito tempo a viabilização de um projeto incorreu em investimentos massivos e muito esforço por parte das organizações. Contudo, isso nem sempre gerava bons resultados.

Afinal de contas, ao realizar grandes investimentos para o lançamento de um grande produto, existem muitas chances de que algo dê errado e, nesse caso, muito dinheiro será perdido desnecessariamente.

É por esse motivo que nós queremos te apresentar hoje uma das melhores estratégias de lançamentos de produtos, que foi criada por Eric Ries em seu livro A Startup Enxuta.

Embora esse método esteja muito ligado a empresas disruptivas e que querem inovar de maneira profunda, saiba que todo tipo de negócio pode aplicar este conceito, justamente porque ele é ideal para o lançamento de produtos nos dias atuais.

Abaixo nós vamos explicar como ele funciona e garantimos que caso seja seguido à risca, o seu produto poderá chegar ao mercado da maneira correta. Veja:

 

Crie um produto mínimo viável

 

Ao invés de investir valores extraordinários na criação de um produto, faz muito mais sentido criar um produto mínimo viável para ser testado no mercado. Obviamente, alguns produtos não podem ser criados de maneira parcial, mas mesmo nesse caso existem outras estratégias que podem ser implementadas.

Vamos retornar ao exemplo do refrigerante de guaraná, que citamos neste mesmíssimo conteúdo. Embora não seja possível produzir parcialmente um refrigerante — da mesma forma que é possível com um App, site ou produto digital — pode-se utilizar recursos para testar esse produto parcialmente.

Por exemplo, colocar este refrigerante em um número limitado de estabelecimentos é uma boa forma de testar sua eficácia gastando pouco dinheiro. Afinal, caso tudo dê errado, a produção pode ser modificada mais facilmente sem uma grande perda de dinheiro.

Como falamos, esse conceito pode ser aplicado em qualquer negócio, sem dúvida alguma.

Tudo o que você precisa fazer é encontrar formas de colocar o seu produto o mais rapidamente possível dentro do mercado, para que assim ele possa ser validado ou ajustado de acordo com as preferências do consumidor.

 

Melhore o seu produto constantemente

 

Não há dúvidas de que acreditar que você vai surgir com um produto revolucionário do zero zero é uma grande ilusão. Na verdade, as chances de que o seu produto seja inferior aos dos seus concorrentes inicialmente é muito grande.

Isso acontece por um motivo óbvio: eles estão há mais tempo no mercado e, por conta disso, já puderam ajustar o produto e seu posicionamento repetidas vezes.

Por conta disso, sua principal preocupação deve ser melhorar o seu produto constantemente, seja em aspectos de:

  • Embalagem;
  • Entrega;
  • Precificação;
  • Qualidade;
  • Posicionamento;
  • Diferenciais;
  • E assim por diante.

Essa melhoria só é possível a partir do momento em que a empresa consegue ouvir seus consumidores e aplicar aquilo que eles desejam no próprio produto. Claro, nem tudo precisa ser mudado. É necessário fazer uma avaliação e triagem das principais reclamações dos consumidores e do que eles desejam.

De fato, esse método de lançamento de produto pode parecer um pouco estranho, principalmente para uma ótica tradicional do mundo dos negócios, mas estamos vivendo outros tempos e as empresas simplesmente não podem ficar presas aos métodos antigos.

Existem formas mais eficientes de se colocar um produto no mercado e que já estão trazendo resultados para milhões de empresas, como essa que estamos apresentando aqui para você.

 

Faça ajustes conforme for necessário


Embora nós já tenhamos falado sobre a necessidade de realizar ajustes no seu produto conforme é necessário, precisamos deixar claro que isso pode alcançar novos níveis de complexidade com o passar do tempo.

Por exemplo, uma vez que o seu produto já esteja validado, será necessário realizar ajustes estratégicos, seja expandindo a área de vendas do seu produto, modificando alguns elementos básicos de entregas, fornecedores e assim por diante.

Esses ajustes vão aparecer o tempo todo e precisam ser realizados pontualmente para que o seu produto possa ser lançado da forma correta dentro do mercado.

Por fim, gostaríamos de lhe pedir que coloque o que nós ensinamos em prática sempre que pensar em lançar o seu produto no mercado.

  • Faça um estudo de mercado;
  • Veja as condições da sua empresa;
  • Defina o posicionamento do produto;
  • Crie um produto mínimo viável
  • Teste o produto;
  • Faça ajustes;
  • Foque na melhoria constante;

Começar devagar é a melhor forma de errar barato, rápido e de aprender com os próprios erros.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe o seu comentário aqui embaixo. Até mais!