Estratégia de Precificação de produto

Entenda como você pode precificar o seu produto da forma correta!

 

A estratégia de precificação de produto faz parte de um dos pilares centrais de qualquer negócio, já que está diretamente relacionada com o preço que o consumidor vai pagar, com a margem de lucro de cada produto e, consequentemente, com o lucro geral que uma empresa irá obter.

Sendo assim, esse aspecto deve ser muito priorizado em qualquer tipo de negócio, principalmente porque é somente com uma boa precificação que uma empresa pode crescer e atingir ótimos resultados.

Pensando na importância desse assunto, nós decidimos trazer para você um conteúdo completo sobre estratégia de precificação de produtos, onde vamos ensinar como isso deve ser feito para que os seus produtos possam ser comercializados no mercado pelo preço certo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco neste conteúdo até o final!

 

O que é estratégia?

 

Para podermos entender o que é uma estratégia de precificação de produtos, precisamos ter clareza sobre o que esse termo realmente significa. Por conta disso, neste momento, vamos apenas entender o que é estratégia em um âmbito organizacional.

A estratégia é um caminho composto de metas, objetivos e planos de ação cujo objetivo é fazer com que a empresa possa sair de um ponto A para ir até um determinado ponto B.

Essa estratégia pode seguir diferentes caminhos e estruturas, mas uma coisa é certa: ela é o único caminho para que uma empresa possa crescer de modo consistente e constante ao longo dos anos.

 

O que é a precificação?

 

A precificação está diretamente relacionada com o estabelecimento de preços para os produtos que sejam condizentes com o mercado e também com a capacidade da empresa de aferir lucro.

Por conta disso, quando falamos sobre “Estratégia de Precificação de Produto”, estamos nos referindo a um conjunto de metas, objetivos e planos de ação que vão ser aplicadas na precificação de um produto. Admita, agora ficou bem mais fácil de entender o assunto.

De qualquer forma, não precisa ficar se preocupando muito com isso, pois nós estamos aqui para te ajudar. Abaixo vamos mostrar o que você precisa considerar na hora de realizar a estratégia de precificação de produtos.

 

Como criar uma estratégia de precificação de produtos?

 

A estratégia de precificação de produtos deve estar pautada — principalmente — em aspectos muito técnicos do seu negócio, seja no âmbito financeiro, comercial e até mesmo estratégico.

Veja abaixo o que isso quer dizer na prática:

 

Verifique a viabilidade econômica do produto

 

O primeiro passo para poder precificar um produto corretamente é verificar qual é a sua viabilidade econômica. Ou seja, saber o quanto ele vai custar. A partir daí é possível determinar um preço que esteja de acordo com esses custos e que permita a lucratividade da empresa.

Todo e qualquer tipo de negócio possui 3 custos:

 

Custos fixos

 

São aqueles que possuem alta previsibilidade, não se alteram facilmente, não sofrem influências pelo aumento de produção da empresa e estão ligados diretamente a sua atividade produtiva.

Exemplos de custos fixos são:

  • Luz;
  • Água;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Salários e encargos trabalhistas.

Todos eles devem ser calculados precisamente para que a empresa saiba o quanto vai gastar ao longo do tempo de forma fixa.

Custos variáveis

 

São os custos que mudam de acordo com a produção da empresa. Quando ela produz mais, os custos variáveis serão maiores. Exemplos de custos variáveis são:

  • Matéria-prima;
  • Impostos;
  • Comissões;
  • Fornecedores;
  • Embalagens;
  • Entre outros.

Os custos variáveis precisam ser conhecidos pela empresa, já que em conjunto com os custos fixos, formam os gastos totais da empresa naquele determinado período.

 

Custo de oportunidade

 

Porém, ainda é preciso realizar um terceiro cálculo de custo, que é o custo de oportunidade.

Ele pode ser definido como o valor que você renuncia ao tomar uma determinada decisão. Quer um exemplo? Imagine que você decide produzir um determinado produto em detrimento de outro.

Isso vai fazer com que haja um custo invisível nesse processo, que é o valor que você abriu mão de ganhar ao produzir um determinado produto.

Embora esse valor não entre nas contas passivas de uma empresa, é importante conhecê-lo porque talvez você esteja produzindo um produto a um custo de oportunidade muito alto. Sabendo disso, é possível pivotar sua estrutura para voltar a produzir o produto A, pois ele pode trazer mais retorno.

O cálculo desse custo é feito de maneira variada, dependendo de cada situação.

No caso citado dos produtos, o ideal é contabilizar quanto de lucro um número X de unidades é capaz de trazer, quais são os custos para produzir ambos os produtos e qual é a margem de lucro.

 

Margem de lucro

 

Por falar em margem de lucro, é primordial que você conheça qual é a margem de lucro de cada produto que você possui. Esse é um fator primordial para uma boa estratégia de precificação, já que com essa informação você saberá qual é o valor mínimo de venda para que haja lucro.

Para ter acesso a essa informação você precisa saber qual é o custo para produzir uma unidade do seu produto. No caso, é de conhecimento dos gestores que a produção de uma vassoura custa aproximadamente R$8.00, englobando custos fixos, variáveis, impostos e assim por diante.

Logo, para se obter 30% de lucro sobre o produto, ele terá que custar R$10.40.

 

Ponto de equilíbrio

 

Uma boa precificação também deve considerar o ponto de equilíbrio da empresa. Isto é, quantas unidades precisam ser vendidas para que a empresa tenha uma equivalência entre os gastos e o seu faturamento.

Vamos utilizar o exemplo da vassoura novamente: imagine que para atingir o ponto de equilíbrio é necessário vender aproximadamente 1000 vassouras. Porém, a empresa tem consciência de que não conseguirá alcançar esse número no momento.

Para atingir o ponto de equilíbrio com mais facilidade, ela pode aumentar levemente o preço da vassoura, fazendo com que menos unidades sejam necessárias para atingir este ponto.

 

Compatibilidade com o setor

 

Qual é o preço que está sendo cobrado no seu segmento? Quanto o cliente final está disposto a pagar para contar com um produto como o seu?

É preciso ter essas informações na ponta da língua, já que em muitos mercados você dificilmente conseguirá cobrar muito mais caro do que os seus concorrentes.

No caso, em mercados onde a compatibilidade com o setor é relevante, torna-se mais interessante buscar ter um preço menor que os seus concorrentes e manter uma margem de lucro sustentável.

Isso nem sempre é possível, mas é algo que deve ser buscado incessantemente, já que permitirá um domínio maior da categoria.

 

Aspectos subjetivos


Bem, não dá para negar que existem aspectos altamente subjetivos na hora de realizar a precificação, como a consideração da marca por parte dos clientes, posicionamento de mercado, diferenciação e outros elementos de marketing do negócio e do produto.

Por exemplo, ninguém aqui tem dúvida alguma de que a Apple não gasta R$7000 para produzir um Iphone. Nem de longe.

O X da questão é que a marca percebeu que o mercado brasileiro está disposto a pagar muito mais pelo seu produto, então o preço de um Iphone subiu consideravelmente.

O mesmo pode acontecer com o seu negócio, então é importante ter muita atenção a isso. Se o seu produto possuir características Premium, existem muitas chances de que as pessoas paguem a mais por ele sem nem ao menos pensar duas vezes.

 

Matriz de precificação

 

Em última instância, gostaríamos de falar sobre a matriz estratégica de precificação, que pode ajudar muitas empresas a conseguirem precificar os seus produtos corretamente.

Ela estabelece diretrizes a partir das quais é possível estabelecer uma estratégia de precificação inteligente e capaz de gerar bons resultados.

Veja como ela funciona:

A matriz de precificação cria 4 quadrantes onde o seu produto pode estar inserido. Esses quadrantes vão definir o que deve ser feito para poder manter o seu produto ali e também ajudará você a definir suas estratégias.

Conheça esses 4 quadrantes:

 

Premium

 

Os produtos Premium possuem qualidade maior e preço maior. Ou seja, eles são o topo do mercado.

Aqui o mais importante é conseguir fazer com que o seu produto mantenha sua qualidade e também o seu aspecto de exclusividade, pois é isso que vai gerar a ele uma margem de contribuição maior.

 

Descontos

 

Por outro lado, o quadrante de descontos é para os produtos que possuem um preço alto mas uma qualidade baixa, que seja equiparável a maior parte do mercado.

Nesse caso, é importantíssimo que o produto seja guiado por promoções, novidades e descontos contínuos. Dessa forma o cliente sempre tem a percepção de que está fazendo um ótimo negócio.

 

Penetração

 

Produtos com alta qualidade e preço baixo devem seguir uma estratégia de penetração. Isso permite que a empresa penetre em um novo mercado e consiga atingir as massas mais rapidamente.

Por exemplo, pense nos produtos da Xiaomi. Eles chegaram ao mercado com uma qualidade muito alta e com um preço inferior a maioria dos outros aparelhos.

Isso permitiu que a marca conseguisse conquistar o mercado rapidamente.

 

Economia

 

O seu produto possui uma qualidade baixa, não tem diferenciais e tem um preço baixo? Então o seu foco deve ser controlar seus custos feito um doido, onde cada centavo será absurdamente importante.

Esse tipo de gestão vai permitir que você consiga expandir sua margem de lucro ao longo do tempo.

Agora, conta para a gente: você tem alguma dúvida sobre a precificação de produtos? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que a gente possa te ajudar!