Reposicionamento de Marca

Entenda como você pode realizar o reposicionamento da sua marca e quais são os benefícios em fazer isso

 

O reposicionamento de marca é um termo que vem ganhando muita força nos dias de hoje, principalmente pelas grandes mudanças sócio-econômicas, culturais e tecnológicas que estamos enfrentando nos últimos anos.

Em um ambiente totalmente incerto e imprevisível, as empresas estão sendo obrigadas a assumirem novos posicionamentos dentro do mercado para poderem sobreviver.

De fato, se você possui um negócio e deseja fazer com que continue crescendo nos próximos anos, é importantíssimo repensar em todo o seu posicionamento, pois é isso que permitirá o sucesso da sua organização.

No conteúdo abaixo nós vamos mostrar de maneira detalhada como isso pode ser feito, explicando em detalhes o que é o reposicionamento de marca, como ele pode ser feito e quais são os seus benefícios. Confira:

 

O que é o reposicionamento de marca?

 

Antes de mais nada, precisamos entender o que é o reposicionamento de marca para que possamos seguir com este conteúdo.

Muitas vezes o mercado ou a própria organização sofrem mudanças significativas e isso implica na mudança de posicionamento da empresa, para que ela possa continuar comunicando corretamente sua mensagem e seus valores para o público consumidor.

Porém, falar apenas sobre o aspecto teórico pode ser um pouquinho complicado. Por esse motivo, nós vamos te mostrar alguns cases de empresas que tiveram um reposicionamento de marca. Assim será muito mais fácil compreender como todo esse processo funciona. Veja:

 

Havaianas

 

Durante muito tempo a Havaianas focava apenas na comercialização de pouquíssimas variações de sandálias, que por sua vez eram totalmente voltadas aos consumidores de baixa renda.

Porém, isso acabou fazendo com que os consumidores associassem a falta de dinheiro a havaianas e, como resultado, o produto passou a ser desvalorizado pelo mercado.

Para mudar essa situação, a Havaianas decidiu ter um novo posicionamento de mercado. Em 19994, lançou sua linha de sandálias Top 40, que possuía um preço 3x maior do que os antigos modelos.

Além disso, a empresa também começou a associar o seu produto à celebridades, justamente para quebrar o paradigma vigente sobre a marca. Após fazer isso, a Havaianas se tornou novamente líder de mercado.

 

2. TAM Linhas Aéreas

 

Após a morte de seu fundador e dos atentados envolvendo as Torres Gêmeas em 2001, a Tam Linhas Aéreas estava passando por um período muito difícil na sua história.

Para completar, a TAM ainda enfrentou dois grandes acidentes, um processo de profissionalização do mercado e a crise de 2007 que impactou o setor aéreo. A situação não estava nada fácil e a empresa estava indo ladeira abaixo.

Mas em 2008, a TAM começou a mudar: houve uma revisão de missão, visão e valores e a criação de um novo objetivo, que era retomar a excelência do serviço que outrora já havia sido a marca registrada da TAM.

Depois de certo período, a TAM também realizou a criação de marcas com custos mais baixos e investiu pesado para assumir a frente do seu mercado. Tudo isso fez com que ela pudesse se tornar novamente uma grande empresa aérea.

 

Agora, vamos voltar a parte teórica do assunto:

 

Você conseguiu entender como o reposicionamento de mercado funciona? É como se a empresa estivesse indo em uma direção específica e, de maneira consciente e planejada, decidisse mudar o seu rumo para uma nova direção.

Esse processo não é simples e, na maioria dos casos, acaba acontecendo gradualmente. Porém, em ambientes mais incertos e com maiores níveis de pressão, pode ser necessário realizar essa transição de posicionamento de uma forma um pouco mais radical.

Seja como for, fique tranquilo. Afinal, nós vamos lhe explicar a seguir como isso pode ser feito:

 

Como fazer o reposicionamento de marca?

 

Embora estejamos ansiosos para lhe dizer o que deve ser feito especificamente para que a sua marca consiga se posicionar dentro do mercado, gostaríamos de deixar uma coisa muito clara:

Essa mudança precisa refletir sobre todos os âmbitos de uma empresa, incluindo estratégias de comunicação, de vendas, estrutura de ponto de venda, embalagens, ambiente interno da organização e muito mais.

Nós realmente estamos falando de uma reestruturação completa da parte estratégica do negócio.

Agora que isso ficou um pouco mais claro, vejamos como o reposicionamento pode ser realizado:

 

Entenda qual é a relação da sua empresa, mercado e do atual posicionamento?

 

Em primeiro lugar, o reposicionamento só deve ser feito caso a sua empresa não esteja obtendo sucesso dentro do seu atual posicionamento ou caso uma grande oportunidade seja observada.

Se esses elementos não fazem parte da realidade da sua empresa, simplesmente não há motivos para realizar essa mudança. É mais interessante estudar essa transição com mais calma e paciência.

Portanto, você sempre deve analisar as seguintes questões:

  • Como a minha empresa é vista pelos consumidores dentro do nosso posicionamento de mercado? Somos líderes? O quão distante estamos de quem está à nossa frente?
  • O nosso posicionamento é lucrativo? Nós estamos crescendo com o passar dos anos?
  • O mercado busca por empresas com esse posicionamento?
  • O mercado busca por empresas com o posicionamento que pensamos em assumir?
  • Temos recursos para realizar essa transição de posicionamento dentro do mercado?

Ao levantar essas questões você certamente terá um panorama geral do seu negócio, que te ajudará bastante a definir se essa é a hora adequada para realizar essa transição.

 

Qual é a grande ideia por trás do seu negócio?

 

A partir do momento em que a ideia de um reposicionamento já se tornou clara e será colocada em prática, torna-se necessário definir qual é a Big Idea ou Grande Ideia do seu negócio daqui para frente.

Vamos definir aqui o que é uma Big Idea: pense por exemplo na Southwest Airlines, que possui o seguinte slogan: THE low fare Airline ou “A empresa aérea mais barata”.

Toda a ideia do negócio gira em torno desse conceito. Obviamente, a empresa possui outros conceitos ligados à segurança, cuidados com os passageiros e assim por diante. Mas o elemento predominante neste negócio é o objetivo de se tornar a empresa aérea mais barata de todo o mercado.

O seu negócio precisa de uma ideia semelhante, obviamente respeitando o seu próprio nicho e objetivos. Ao determinar uma grande ideia central para o seu negócio, todo o posicionamento da marca começa a mudar.

Veja o case da Havaianas que apresentamos anteriormente: ela adquiriu o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.

A marca automaticamente quebrou o seu posicionamento de preços baixos e rejeição e adicionou a ideia de que todo mundo a usava. Em seguida, reforçou essa ideia com famosos e propagandas. O resultado todo mundo já conhece.

Agora é a sua vez de definir a nova grande ideia por trás do seu negócio.

 

Qual é o seu grande diferencial competitivo?

 

Apenas ter uma ideia para o seu novo posicionamento de mercado não é suficiente. É necessário contar também com um grande diferencial competitivo.

Aqui é importantíssimo tentar entender o que o mercado deseja e o que as outras empresas possuem dificuldade de entregar. Ao dedicar todo o seu esforço para formar esse diferencial, sua empresa naturalmente vai estabelecer um grande contraste em relação aos seus concorrentes.

Vamos pensar novamente no posicionamento da Southwest Airlines e do seu posicionamento como a linha aérea mais barata. Isso naturalmente dá a ela um grande diferencial no que diz respeito ao preço, já que ela sempre buscará ser a opção mais barata nas viagens que se propõe.

Isso inevitavelmente vai trazer a ela mais clientes e fará com que ela cresça mais rapidamente.

Todavia, é sempre muito importante que esse diferencial competitivo seja analisado criteriosamente, pois estabelecer algo na teoria é muito fácil. A real complicação está em colocar tudo isso em prática com sucesso.

 

Quais são os benefícios de realizar o reposicionamento de marca?

 

Os principais benefícios de realizar o reposicionamento de marca são:

 

Aumento do reconhecimento no mercado consumidor

 

Quando uma empresa assume um posicionamento específico dentro do mercado, ela aumenta muito as suas chances de ser reconhecida pelos consumidores.

Por exemplo, veja os produtos abaixo e pense na primeira marca que vem à sua cabeça:

  • Tênis;
  • Carro;
  • Chocolate;
  • Perfume;
  • Camiseta;
  • Relógio.

Ao pensar em cada um desses produtos, você naturalmente irá associá-lo a uma marca específica. O importante é que o seu consumidor associe o produto a sua marca quando fizer esse exercício mental.

 

Domínio de determinados nichos

 

Quando uma empresa se posiciona da forma correta dentro de um determinado nicho, ela possui chances muito maiores de crescer e se estabelecer. Afinal, ela terá um posicionamento muito específico, que a ajudará a prestar um serviço ainda mais qualificado.

Portanto, se você tem interesse em liderar o seu mercado, apostar em um reposicionamento pode ser muito interessante.

 

Aumento de vendas

 

O aumento de vendas é uma consequência natural dessa estratégia, já que ela aumentará o seu reconhecimento no mercado, a qualidade do seu produto/serviço e o seu domínio sobre aquele nicho.

Logo, um dos melhores caminhos para faturar mais é apostar em um reposicionamento muito claro de marca!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar. Até mais!